Carreira, mercado de trabalho e empregabilidade são temas de feira em Manaus

A escolha da carreira profissional pode não ser uma tarefa fácil para os jovens. Entre questões como curso, universidade, remuneração, perspectivas de mercado e influência de pais e amigos, é necessário saber o que levar em consideração. Para ajudar nesse processo, a Feira Norte do Estudante realiza sua oitava edição em Manaus, entre os dias 27 e 29 de setembro, no Manaus Plaza Centro de Convenções. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas através do site: www.feiranortedoestudante.com.br.

Durante a FNE, os visitantes participarão de uma extensa programação com 90 palestras sobre aprendizagem, carreira e empregabilidade, além de testes vocacionais, ações culturais, sorteios, oficinas, jogos, painéis e minicursos.

Segundo a master coach Giselle Pignolati, uma das palestrantes do evento, as feiras de orientação vocacional permitem um mergulho em conteúdos que a maior parte dos estudantes não tem acesso na vida escolar. “É possível criar um networking, trocar experiências, conversar com profissionais da área de interesse. A falta desse tipo de experiência leva muitos estudantes a optarem por uma carreira sem avaliar como o seu perfil comportamental está relacionado àquela profissão”, comenta Pignolati.

A feira surge como oportunidade para os jovens em um cenário repleto de profissionais frustrados e com grande índice de evasão no ensino superior.  De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de alunos que abandonaram o curso para qual foram admitidos na faculdade saltou de 11,4%, em 2010, para 49%, em 2014.

Para evitar casos como esses, estarão reunidas no evento as principais faculdades e universidades do Estado, que apresentarão seus cursos e esclarecerão dúvidas sobre os desafios da vida acadêmica.

“É importante que o jovem conheça bem o perfil da faculdade, a cultura da instituição e leve em consideração questões como foco de atuação dos cursos, avaliação no MEC, perfil dos alunos e se a formação oferecida é viável para a profissão dele. A grande dica é conversar com profissionais da área, perguntar como é o curso, a formação, o que mais interessou, e, a partir disso, se identificar ou não com a profissão”, recomenda Pignolati.

A área de exposição da feira também terá estandes de cursos técnicos e profissionalizantes, escolas de idioma, empresas de estágio e seleção, entre outras instituições de ensino.

Público

Nesta esta edição, a Feira Norte do Estudante prevê receber mais de 40 mil pessoas, entre alunos do ensino fundamental, médio e graduação, e profissionais em busca de atualização ou reposicionamento no mercado de trabalho. O evento oferecerá certificado aos participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *