Campanha pretende conscientizar sobre importância da preservação de animais ameaçados de extinção

Para sensibilizar a sociedade sobre a importância da proteção dos animais em risco de extinção, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) lança campanha educativa com manifestações nas redes sociais e distribuição de materiais impressos na rota da pesca ilegal, especialmente nas calhas dos rios Amazonas, Negro e Madeira. O objetivo também é divulgar os contatos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e do Batalhão Ambiental para denúncias.

A campanha começa tendo como foco o boto rosa (Inia geoffrensis), também conhecido como boto vermelho, alvo constante de pescadores para uso como iscas. No último ano, a SDS e o Ipaam, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF), têm participado de reuniões, audiências públicas e fornecimento de materiais. Como resultados, houve a produção de um Inquérito Civil Público e as recomendações do órgão ministerial para proibição da pesca da piracatinga, a partir de 2015, e para os açougues e peixarias, proibindo a compra desses peixes.

No mês de agosto, a campanha será voltada ao Sauim de Coleira, que se encontra somente nos remanescentes florestais da capital. Com o crescimento desordenado da cidade, a diminuição de áreas tem afetado gravemente as populações do único representante da família Callitrichidae (que compreende micos, sagüis e sauins).

As instituições públicas, privadas, e a sociedade civil, que tiverem interesse de contribuir com a campanha, poderão baixar os arquivos, no site da SDS (www.sds.am.gov.br), compartilhar no facebook ou retirar o material impresso na gerência de fauna do Ipaam.

Contatos – Para fazer denúncias, a população pode ligar para o Batalhão Ambiental: 190 e (92) 3214.8904 e para o Ipaam (92) 2123-6715 e 2123-6729.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *