Campanha vai reforçar alertas sobre prevenção e detecção das Hepatites Virais

{DD6DE6DA-7A4E-A14C-E60A-1464D6BDC486}
No Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, lembrado nesta terça-feira (28), uma Campanha dá acesso à população ao teste rápido para detectar a Hepatite C, nas unidades públicas de saúde. O resultado sai na hora, em até 30 minutos. Se der positivo, a pessoa acometida da doença já começa o tratamento. Se o resultado for negativo, o paciente será orientado a continuar com a prevenção.

A hepatite C é uma doença silenciosa. Leva de 30 a 40 anos para se manifestar. Segundo o gerente do setor de DST/AIDS, da Fundação Alfredo da Mata, Carlos Barros, há várias formas de transmissão da doença, mas, as principais, são as relações sexuais sem preservativos e o contato do sangue contaminado, por meio de materiais, como alicate de unha, aparelho de barbear, agulhas injetáveis, dentre outros.

No Amazonas, foram registrados, no período de 1º de janeiro a 15 de julho deste ano, 410 novos casos, conforme o Sistema de Notificação de Agravos (SINAN). As maiores incidências foram na capital do Estado e nos municípios de Eirunepé, Coari, Atalaia do Norte, Lábrea, Boca do Acre, Guajará, Manacapuru, Fonte Boa e São Paulo de Olivença.

As atividades da Campanha, que vão até o dia 31 deste mês, estão também sendo estendidas para as ruas da cidade e para o Porto da Manaus Moderna, com a distribuição de preservativos e folhetos informativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *