Bosque da Ciência é eleito o terceiro melhor zoologico do país

O Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), é o terceiro entre os dez melhores zoológicos e aquários do Brasil e o sétimo na lista dos 25 da América do Sul no Prêmio Traveleres’ Choice 2014 anunciados pela TripAdvisor. O espaço de visitação pública do Instituto fica dentro da área urbana de Manaus e recebe cerca de 140 mil visitas por ano.

A TripAdvisor é um site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo.

O Prêmio Traveleres’ Choice reconheceu as principais atrações em todo o mundo com base nos milhões de avaliações e opiniões feitas no site. Os vencedores foram determinados por meio de um algoritmo que levou em conta a quantidade e a qualidade das avaliações de zoológicos e aquários ao longo de 12 meses.

Segundo o coordenador de Extensão do Inpa, o pesquisador Carlos Bueno, o Bosque já ganhou vários prêmios, como o da Assembleia Legislativa do Amazonas, no último mês de junho durante a Semana do Meio Ambiente; na Copa do Mundo foi escolhido entre os dez melhores lugares para se visitar em Manaus. “Isso demonstra que outras pessoas estão valorizando e a prova disso é este prêmio da TripAdvisor, um site internacional que tem milhões de acessos”, comentou.

Para os visitantes Francisco Antonio Cardoso e sua esposa Rosalândia Cardoso, que vieram de Blumenau (SC) e estão pela primeira vez na Amazônia, o Bosque da Ciência é um lugar maravilhoso para se visitar. “É lindo, bem sinalizado e amplo. Chegamos aqui pela manhã e já estamos há mais de quatro horas visitando e não vamos sair tão cedo”, disseram.

Na opinião do coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, a premiação é motivo de “muita alegria”. “É o resultado de um esforço institucional, de um sonho antigo de abrir as portas do Instituto como início do processo de socialização do Inpa quando criou, há 20 anos, o maior instrumento de difusão científica que é o Bosque da Ciência”, diz Lobato. “Isso retrata um amadurecimento de que estávamos no caminho certo quando insistimos na ideia de abrir as portas do Inpa para a sociedade”, completou.

Lobato explica que o Boque da Ciência tem se consolidado como parada obrigatória para quem vem conhecer as pesquisas que o Inpa realiza na Amazônia e que, principalmente, envolvem ações de atividades de entretenimento e de lazer com conhecimento. “Isso reafirma o nosso compromisso de que daqui para frente temos muito mais responsabilidades”, ressalta.

Bosque-da-Ciência-Daniel-Jordano

Atrativos

O Bosque da Ciência possui como atrativos turísticos e de entretenimento as trilhas educativas, a Casa da Ciência, tanque de peixe-boi, Viveiros das Ariranhas, Casa da Madeira, Casa de Roletes, Condomínio das Abelhas, Abraço da Morte (árvores), além da fauna livre como macacos, cutias, pássaros e preguiças.

O espaço funciona e terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 16h30 (entrada). Sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Na segunda-feira o Bosque é fechado para manutenção. A entrada custa R$ 5. Crianças até dez anos, idosos a partir de 60 anos tem entrada gratuita. Grupos religiosos e comunidades carentes agendados previamente, também, não pagam. A solicitação pode ser feita via ofício. Mais informações pelos telefones (92) 36343-3192/ 3312/ 3293.

Fonte: Inpa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *