Bike Manaus: projeto que pretende reforçar segurança no trânsito para ciclistas será lançado logo mais

images

Numa cidade com mais de 2 milhões de habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mais de 625 mil carros nas ruas, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Am), Manaus se destaca por produzir um quarto das 4 milhões de bicicletas fabricadas por ano, no país. De acordo com a Abraciclo (entidade que reúne fabricantes de motos e bicicletas), o Polo Industrial de Manaus (PIM), produziu mais de 797 mil bicicletas em 2013.

Apesar do uso regular de bicicletas, principalmente nos bairros – 3,6% dos manauaras utilizam a bicicleta como meio de transporte – Manaus tem apenas seis quilômetros de ciclovias.

Mas com os números em crescimento, a ONG Pedala Manaus vem insistindo com o poder público – Prefeitura – na  criação de estímulos e incentivos pelo uso da bicicleta no dia a dia da cidade e concretização das promessas para a melhoria da mobilidade com o veículo, criação de novos corredores viários e recuperação da vias existentes em Manaus.

Nesta segunda-feira (22), o prefeito da capital, Arthur Virgílio Neto (PSDB), que durante a campanha prometeu criar 20 quilômetros de ciclovias na cidade por cada ano de mandato, cumpre apenas parte da promessa, lançando o Projeto Bike Manaus, que compõe o Plano de Governo Municipal com o objetivo de reforçar a segurança no trânsito para a circulação de ciclistas.

Em alusão ao Dia Mundial Sem Carro (22/09), após o lançamento, haverá um passeio ciclístico, saindo do Centro de Convenções Vasco Vasques em direção ao Centro Histórico de Manaus.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, a atual gestão pretende entregar, até o final de 2016, 80 quilômetros de ciclovias, sendo 30 quilômetros ainda neste ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *