Dia da Justiça é celebrado com homenagem ao Judiciário e profissionais do Direito

Um total de 130 representantes do Poder Judiciário e profissionais do Direito, entre eles, desembargadores, juízes, promotores de Justiça, procuradores, defensores públicos, delegados e advogados, foram homenageados, nessa quinta-feira (6/11), pela Câmara Municipal de Manaus (CMM). Foi durante sessão especial em comemoração ao Dia da Justiça, data que é comemorada em todo país, no dia 8 de dezembro. A sessão foi realizada no plenário Adriano Jorge e presidida pelo vereador Gilvandro Mota (PTC), autor da proposta.

Todos os homenageados receberam diplomas de honra ao mérito pelo relevante papel que desempenham em prol do cumprimento da Justiça no país.  O desembargador Wellington José de Araújo recebeu a placa em homenagem ao Dia da Justiça.  De acordo com Gilvandro Mota a homenagem foi a maneira encontrada para demonstrar seu reconhecimento, respeito e consideração que a Câmara Municipal de Manaus tem pelos profissionais do Direito e para celebrar o Dia da Justiça.

Gilvandro Mota destacou em seu discurso que a Justiça se apresenta como fator essencial para sociedade, principalmente, nos tempos atuais em que ocorre um combate rígido contra determinados setores da sociedade e com o acompanhamento cada vez mais frequente por parte da população. “O brasileiro julgava que o país não tinha qualquer tipo de Justiça, ainda mais quando se tratava de poderosos, os donos do poder”, afirmou o parlamentar.

“Comemorar o Dia da Justiça é uma demonstração de que o país está voltando a se comportar como nação, que o brasileiro está se vendo como integrante da sociedade e que podemos vislumbrar no futuro não apenas a silhueta de uma estátua representando a Justiça, mas, sim, de uma estrutura montada para que cada pessoa tenha a consciência de que vive num país que, mesmo ainda com todas as mazelas, carrega dentro de si o melhor senso: o de Justiça”, justificou.

No entendimento do vereador, a visão e a integridade de muitos integrantes da Justiça, no entanto, trouxeram uma nova visão e uma nova perspectiva para o país, colocando no banco dos réus aqueles que se julgavam inimputáveis.

Participaram da sessão especial ao Dia da Justiça, o desembargador Wellington José de Araújo, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, o defensor público geral, Rafael Pinheiro Monteiro Barbosa, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Amazonas, Marco Aurélio Choy, o secretário chefe da Casa Militar da Prefeitura de Manaus, coronel Antonio Júnior Souza Brandão, o tenente coronel Sandro Soares Brandt, representante do Comando Militar da Amazônia (CMA), coronel Fábio Roberto Vargas, além do delegado geral da Polícia Civil, Frederico Mendes, do procurador geral da Assembleia Legislativa do Amazonas, Vander Laan Reis Goés.

Campanha de Valorização

O presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), Lauro Tavares, parabenizou os associados pela homenagem e aproveitou para destacar a campanha de valorização do trabalho dos membros do MP-AM, lançada no mês passado, pela associação.  “O trabalho do Membro do Ministério Público é árduo e imprescindível para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, mas, muitas vezes esse trabalho é desconhecido da população, que precisa conhecer para valorar e contribuir para o fortalecimento da Instituição”, afirmou.

O Dia da Justiça foi criado pelo Decreto-Lei nº 8.292 de 1945, e apesar de ter sido criado em 1945, é comemorada nesta data desde 1940, em referência à Imaculada Conceição, cujo dia também é 8 de dezembro. A data foi celebrada oficialmente pela primeira vez em 1950, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entidade fundada em 1949 e voltada para a qualificação dos magistrados e esclarecimento para a sociedade sobre as funções dos profissionais do Judiciário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *