Operação da Polícia Civil ‘caça’ curadores do jogo Baleia Azul em todo o país

O Amazonas está entre os 8 Estados onde ocorre, nesta terça-feira (18), uma operação da Polícia Civil para prender pessoas envolvidas com o jogo Baleia Azul, em todo o país. A operação Aquarius foi deflagrada pela manhã, no Rio de Janeiro.

O jogo Baleia Azul é uma corrente que busca induzir os participantes – a maioria adolescentes de 16 anos -, em uma competição virtual com cerca de 50 desafios, que acaba levando boa parte deles ao suicídio.

Os ‘coordenadores’ do jogo virtual usam as redes sociais para convencer os jovens a aceitar os desafios, que propõem uma série de missões caracterizadas principalmente pelo isolamento social, automutilação, que geralmente terminam em suicídio.

Agentes da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), têm a missão de cumprir 24 mandados de busca e apreensão no Amazonas, em Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, mas, até o momento,  apenas um mandado de prisão foi cumprido no Rio de Janeiro.

Pela manhã, os policiais apreenderam celulares e computadores em todos os Estados onde a operação está sendo realizada. O material apreendido deverá ajudar na identificação dos curadores do Baleia Azul.

Ao todo, 24 equipes agentes atuam em 20 municípios de todo o país, com pelo menos 3 agentes em cada, num total de 72 policiais.

O balanço da operação deve ser divulgado no final da tarde desta terça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *