Deputados da ALE-AM elogiam atuação das lideranças políticas do Estado em torno da aprovação da PEC da prorrogação

Na Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), os deputados do Amazonas se manifestaram positivamente, nesta quarta-feira (20), sobre a aprovação, em 1º turno, da Prorrogação dos incentivos fiscais para a Zona Franca de Manaus (ZFM), por mais 50 anos.

O líder do PMDB, deputado Marcos Rotta, parabenizou a bancada federal, o governador Omar Aziz (PSD), o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) pela vitória do Amazonas. De acordo com Rotta, esta foi uma maneira de mostrar ao Brasil a importância da ZFM para a economia de todo o país.

“Penso que conseguimos mudar um pouco a mentalidade, a visão de alguns parlamentares a respeito do Polo Industrial de Manaus. A votação tranquila de ontem, na Câmara dos Deputados, destacou a importância desse modelo econômico para o Amazonas e para o Brasil. Um modelo que mostra, em números e efeitos, os benefícios na geração de emprego e renda e na preservação ambiental. Parabenizo nossa bancada federal, o governador Omar Aziz, a importância e a influência do ex-senador e prefeito de Manaus Arthur Virgílio, mas também é preciso destacar a atuação brilhante do líder do governo da presidente Dilma, o senador Eduardo Braga (PMDB-AM) que, junto ao líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB -RN), fizeram com que tivéssemos esse compromisso honrado, na noite de ontem. Foi um dia importante para o Amazonas e para o nosso país”, destacou Rotta.

“Ainda não vencemos a guerra. Esta foi apenas a vitória em uma primeira batalha. Torço para que se coloque logo em segundo turno na Câmara dos Deputados porque depois a PEC da Zona Franca ainda vai seguir para o Senado. No Senado, acredito que a votação vai ser mais tranquila”, completou o parlamentar.

Em apartes, deputados membros do PMDB também demonstraram apoio à decisão da Câmara Federal. Vicente Lopes destacou a união de diversos partidos políticos em favor do Amazonas. “Duvido hoje que um governo democrático tivesse a coragem de criar a Zona Franca de Manaus. Rendo homenagens àqueles que defendem os interesses do seu povo e foi isso que fizeram os líderes políticos do nosso Estado. Parlamentares de partidos diferentes que se unem em favor do Amazonas. A Zona Franca é importante para todo o Brasil e a preservação da nossa floresta nasce também desse projeto grandioso que é a Zona Franca, que, desde a década de 60, gera emprego e renda para o nosso Estado e para o nosso país. A obrigação de preservar tudo isso é de todos nós.”, afirmou Lopes.

Washington Régis também parabenizou a bancada federal do Amazonas e os demais líderes políticos do Estado, na defesa da prorrogação do modelo Zona Franca. “A importância que tem hoje o senador Eduardo Braga como líder da presidenta Dilma no senado, a importância do prefeito Arthur Virgílio como uma pessoa influente no PSDB, a importância do governador Omar Aziz, em um partido forte, recém-criado, a senadora Vanessa. Essa junção de forças mostrou o que a Zona Franca representa para o Brasil. Só temos que dizer, nessa hora, livre de qualquer bandeira partidária, que valeu e vai continuar valendo, porque a batalha ainda não terminou”, disse Régis.

Belarmino Lins destacou os resultados positivos para a economia, gerados pelo Polo Industrial de Manaus (PIM). “A Zona Franca traduz em resultados, a toda a nação brasileira, do ponto de vista econômico e social, um projeto que gera mais de 130 mil empregos, gera riqueza ao Amazonas e ao Brasil, ao longo de 47 anos e, agora, se estende, por uma ousadia e determinação da presidente Dilma por mais 50 anos, assegurando aos investidores a garantia de renda. O governador assumiu o comando para que tivéssemos essa vitória com 364 votos favoráveis em 1º turno”

Agora os parlamentares esperam que a PEC seja aprovada em 2º turno, para seguir para análise, também em dois turnos, no Senado. Hoje, o modelo Zona Franca de Manaus é responsável pela implantação de mais de 500 indústrias e a geração de 130 mil empregos diretos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *