Cerca de três toneladas de alimentos e roupas arrecadados pelos 875 funcionários do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), em campanha promovida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), serão doados às famílias desabrigadas por causa da cheia deste ano, no Interior do Estado. A Secretaria de Estado de Administração (Sead) também aderiu à campanha do Legislativo.
Os alimentos arrecadados no TCE já foram entregues à Escola do Legislativo, nesta quarta-feira (8), e serão entregues junto com os da Aleam e Sead, na próxima semana, à Defesa Civil do Estado para serem doados aos moradores dos municípios de Itamarati, Envira, Eirunepé, Guajará, Ipixuna, Canutamã, Boca do Acre e Carauari, que sofrem com os efeitos da enchente.
O presidente da Corte de Contas, Josué Filho, e os demais conselheiros do TCE abraçaram a causa proposta pela Aleam, e doaram, juntos, uma tonelada e meia de alimentos não-perecíveis. Os servidores do órgão também se solidarizaram e doaram fardos de feijão, arroz, macarrão, leite, café, açúcar, óleo e sal, somando mais uma tonelada e meia. Além dos alimentos, os servidores colaboraram ainda com roupas, cobertores, travesseiros, calçados e toalhas.
“O TCE entrou nessa campanha de alimentos para os alagados dos rios da Amazônia a convite da Aleam. Fizemos a nossa parte, mas acho que essa obrigação é de toda a sociedade. Ninguém é tão pobre que não possa doar 1 quilo de alimento para o irmão, que tem sofrido com a cheia. Eu creio que o trabalho continua quando começar a vazante, o mínimo que podemos exigir de cada um de nós é o espírito de solidariedade, de ficar no lugar do nosso irmão amazonense ou acriano que estejam passando por dificuldades. No mais, é a consciência de cada um”, concluiu o presidente da Corte de Contas.
A arrecadação interna de alimentos no TCE foi feita pela Divisão de Assistência Social (Dias) e o Departamento de Gestão de Pessoas (Degesp), que fizeram uma sensibilização em todos os setores da corte de Contas, ao longo de duas semanas. A Diretoria de Controle Externo de Obras Públicas (Dicop), onde estão concentrados os engenheiros do TCE, a Diretoria de Assistência Militar (Diam) e a Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditin), por exemplo, doaram 15 fardos de macarrão, cada uma. Todos os setores participaram na campanha. “SOS Ribeirinhos”.