Vinte estudantes da rede pública de ensino do AM participarão de intercâmbio no Canadá

amazonas b

Vinte estudantes do ensino médio da rede pública estadual participarão, neste ano de 2015, de um intercâmbio educacional de 15 dias no Canadá.

Os nomes dos estudantes, que integram a primeira turma de participantes do programa estadual Amazonas Bilíngue e conquistaram vaga no intercâmbio por serem os cursistas com as maiores médias no referido programa, estão sendo anunciados nesta manhã, pelo secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva.

O anúncio com a relação dos 20 contemplados acontece na Escola Estadual Maria Amélia do Espírito Santo, na Rua Jurema, no conjunto Kyssia, bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste.

Aprendizado da língua inglesa – Lançado em 2013, pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o programa Amazonas Bilíngue tem oportunizado a centenas de jovens matriculados na rede pública estadual de ensino o aprendizado da língua inglesa, por meio de um curso gratuito sob a assessoria de professores especializados.

Desenvolvido em Manaus e também nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Parintins, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, o programa consiste em um curso de dois anos, com aulas desenvolvidas aos sábados, abrangendo 200 horas de atividades formativas e contando com material didático específico. Ao participar do programa os jovens também têm acesso à alimentação e uniforme (camisa do programa).

O secretário Rossieli Soares da Silva explica que o curso é voltado para alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública e tem por objetivo capacitar jovens com fundamentos de língua estrangeira (língua inglesa) envolvendo noções de gramática e conversação. O programa também visa formar profissionais que possam, no futuro, atuar no arco do turismo, no Polo Industrial de Manaus ou em demais frentes de trabalho.

Inteiramente gratuito, o programa já ofereceu um total de duas mil vagas, com a primeira turma (de mil estudantes) ingressando em 2013 e a segunda (de também mil cursistas) ingressando no ano de 2014. Conforme planejamento pré-definido, em cada uma dessas etapas (1ª e 2ª turma) os 200 estudantes com os melhores coeficientes tiveram (ou terão) acesso a um exame de proficiência reconhecido internacionalmente pela Universidade de Cambridge (University of Cambridge). Os 20 estudantes com as melhores médias no referido exame têm assegurado o intercâmbio de 15 dias no Canadá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *