Dois estabelecimentos comerciais foram interditados, na manhã esta quarta-feira (27), pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa), por descumprimento do código sanitário do município de Manaus.
A primeira interdição foi a de um comércio, no loteamento Castanheira, bairro São José Operário, que fazia o empacotamento irregular de farinha. Em seguida, os fiscais do Dvisa interditaram uma distribuidora de frios, no bairro Santo Antônio, zona Oeste, por comercialização de produtos fora do prazo de validade.
O chefe da equipe de fiscalização, o fiscal de saúde Washington Brito, explicou que a empacotadora de farinha, que funcionava anexa a um mercadinho e a uma residência, foi interditada após a denúncia de uma consumidora que teria apresentado problema de escoriação labial, depois de consumir a farinha.
De acordo com Washington Brito, a interdição da distribuidora de frios, que comercializa produtos como queijo, presunto e calabresa, foi uma decisão tomada pelo Dvisa, baseada no resultado de outras duas fiscalizações realizadas no estabelecimento, quando foram encontrados produtos vencidos e, mesmo assim, colocados à venda.
Os proprietários dos dois estabelecimentos terão um prazo de três dias para apresentar defesa junto à diretoria do Dvisa, que irá definir o valor das multas a serem aplicadas e as medidas necessárias para regularização.