Nem mesmo o grande número de acidentes com vítimas fatais, envolvendo motoristas que assumem a direção depois de beber e os alertas das autoridades de trânsito conseguem inibir o comportamento de motoristas que insistem em dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, em Manaus.
Apesar dos constantes avisos de blitz da “lei seca” e das fiscalizações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), inclusive neste feriado da Consciência Negra até o próximo domingo (24/11), em todas as zonas da capital e também nas rodovias estaduais, a segurança de outros motoristas e pedestres não está garantida.
Imagens de grupos de WhatsApp que estão circulando desde a noite dessa terça (19) nas redes sociais, mostram porque persiste o grande número de acidentes de trânsito com vítimas fatais, envolvendo motoristas que assumem a direção depois de beber.
O vídeo mostra um grupo de pessoas jovens, já visivelmente alcoolizadas, e que continuam bebendo em um carro estacionado uma loja de conveniências de um posto de combustíveis de Manaus.
Exibido durante o Programa Manhã de Notícias, o vídeo chamou a atenção das autoridades e da audiência.
Confira:
Essas atitudes, que ocorrem principalmente nos feriados e fins de semana. em todo o país, acabam matando ou, no mínimo, comprometendo para sempre a saúde dos envolvidos.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, cerca de 20 agentes do Núcleo Especializado em Operação de Trânsito (Neot) e policiais militares do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) estão envolvidos nas ações de fiscalização e educação, para garantir trânsito seguro nesta quarta-feira.
Rodrigo de Sá aproveitou para reforçar a importância da revisão veicular para condutores que irão aproveitar o feriado e pegar a estrada.
Neste Dia da Consciência Negra, fica o alerta conhecido: “Não beba antes de dirigir. não dirija depois de beber!”