As ruas do Centro da capital amazonense foram tomadas, na manhã calorosa dessa sexta-feira (18/04), a por centenas de fies que reviveram a Via-Sacra, o caminho do calvário de Nosso Senhor Jesus Cristo. A procissão partiu da Catedral Nossa Senhora da Conceição em direção ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, bairro Praça 14. Com tema central voltado a ‘Casa Comum’, as reflexões no percurso chamaram atenção para cuidados que todos devem ter com o meio ambiente. O cardeal Leonardo Steiner conduziu a caminhada acompanhado pelo bispo auxiliar Dom Samuel Ferreira, pelo pároco do Santuário Nossa Senhora de Fátima, padre Helton Souza, acompanhado pelo clero, ministros, coroinhas e Movimento Terço dos Homens.




A Via-Sacra nos ajuda assumir nossas responsabilidades junto a Cruz de Jesus. Esse ano, a Cruz do Jubileu 2025 – Peregrinos da Esperança, foi conduzida e revezada por voluntários em todas as 14 estações.


Entre os voluntários, Shellsia conduziu a 6ª estação pela primeira vez: “Muita gratidão. É um momento de perdão, de remissão dos pecados e de conversão. Então, é o dia da gente se encontrar, viver o momento e levar pra vida toda porque é só por Jesus e com Jesus que estamos aqui”, ressaltou.


A caminhada que durou aproximadamente uma hora e meia, contou a com a distribuição gratuita de água por voluntários pelo caminho onde o povo passava.

Mesmo no forte calor da manhã, muitos fieis realizaram a caminhada descalços como um forma de penitência e também de agradecimento a Deus, como é o caso do senhor José Silveira Mamede, agricultor do município de Silves: “Eu faço essa penitência há muitos anos e vou seguir até o final da minha vida pela graça de ter a saúde da minha filha que passou por uma enfermidade há 30 anos. E esse ano mais uma vez estou cumprindo e sou grato por tudo que Deus tem me dado até o dia de hoje, pois cada dia vivido é uma vitória”, agradeceu o agricultor.




Ao chegar no Santuário Nossa Senhora de Fátima, o cardeal Leonardo Steiner encerrou a caminhada com a bênção final: “O Senhor esteja convosco. Abençoai-vos o Deus da Bondade e da Misericórdia em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo”, abençoou o arcebispo metropolitano de Manaus.

Fotos: Flávia Horta – Jornalista






















