Via Direta Telecomunicações vence pregão com proposta mais vantajosa para a SEDUC

Via Direta leva ensino a distância e internet para mais de 3000 salas de aula em comunidades rurais isoladas do Amazonas

A Via Direta Telecomunicações e Internet por Satélite Ltda foi a vencedora do Pregão Eletrônico 853/2020 para fazer  a transmissão  do ensino a distância do Centro de Mídias da SEDUC-AM, para mais de 3.000 salas de aulas espalhadas no interior do Amazonas.

A proposta da Via Direta foi mais de 8 milhões de reais menor que a segunda colocada na licitação. Além de fazer a transmissão via satélite do ensino a distância, a Via Direta vai fornecer internet para 1200 escolas rurais, fazer a gestão e controle de conteúdo da rede de dados da Seduc e a transmissão das aulas para a capital amazonense através de 3 canais de TV aberta.

A direção da Via Direta informa que não é verdadeira a informação de que tenha sido a única concorrente do pregão eletrônico, conforme reclamou a empresa Sisttech Tecnologia, após ser excluída do certame por falta de documentação.

A Sisttech apresentou um pedido de suspensão da licitação  ao Tribunal de Contas do Estado alegando que não conseguiu fazer o cadastro de sua documentação no site e-Compras – da Secretaria da Fazenda, “porque o sistema estava inoperante”.

A informação foi desmentida pelo Centro de Serviços Compartilhados – CSC, que expediu certidão informando que na mesma data (12 de novembro) que a Sisttech alega que o sistema e-Compras estava inoperante e impedindo seu cadastro, outros 68 pregões eletrônicos tinham tramitação normal, o que comprova a regularidade do sistema.

A mesma certidão expedida pela CSC esclarece que a Sisttech tentou fazer o cadastro com o sistema operando normalmente, porém, por falta de documentação completa o e-Compras apresenta o status de “em análise“, aguardando a complementação.

Outro detalhe é que o contrato social e o CNPJ  da Sisttech indicam que a empresa tem como objeto social a venda de equipamentos médicos, instrumentos musicais e material de construção. No site da Anatel não consta qualquer autorização nem mesmo qualquer pedido para que a Sisttech opere os serviços de telecomunicação por satélite ou de radiodifusão de sons e imagens – objeto da licitação vencida pela Via Direta.

A Sisttech não passa de uma pequena empresa que vende material de construção em São Paulo, que tentou se aventurar numa licitação de alta complexidade em telecomunicação e radiodifusão – disse uma fonte da CSC.

O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

O modelo de ensino a distância desenvolvido pela SEDUC-AM já recebeu vários prêmios e reportagens internacionais.

A GLOBONEWS também fez uma longa reportagem sobre o modelo vitorioso de educação que atende mais de 50 mil alunos que moram em comunidades rurais. Veja a reportagem AQUI:

Veja aqui um vídeo institucional sobre o Centro de Mídias do Amazonas e a atuação da Via Direta.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *