Vereadores aprovam reajuste de servidores da Semsa e rejeitam PL que criava “Dia Municipal do Índio”

A Câmara Municipal de Manaus (CMM)aprovou, na manhã desta terça-feira (19), projetos do executivo que refletem diretamente na folha de pagamento da prefeitura da capital. Entre as leis aprovadas, que agora seguem para a sanção do prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), a que concede reajuste salarial acima de 8% para todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

O líder do Prefeito, vereador Elias Emanuel, disse que o reajuste é apenas uma correção. “O prefeito está corrigindo o índice de inflação!”

Outro projeto importante, também aprovado pela CMM, foi o relacionado ao pagamento de dívidas cobradas pelo município. “É o não ajuizamento de dívidas de pequena monta. A gente vai ter uma ganho, principalmente na questão processual, porque, para fazer cobrança, há custos e, às vezes, esses custos não justificam a cobrança do valor em si!”, destacou o vice líder do governo municipal, Walfran Torres (PTC).

Na opinião de representantes da oposição, como o Vereador petista Waldemir José, as leis enviadas pelo executivo, mais uma vez, foram aprovadas à toque de caixa. “Esse PL foi deliberado ontem, às 12h30, e hoje, às 9h, já estava nas comissões, sem que a gente da oposição tivesse condições efetivas de conhecer o projeto, para poder melhorar e apresentar emendas!”

Também na sessão de hoje, os vereadores rejeitaram o PL que criava o “Dia Municipal do Índio”, proposto pelo Vereador Plínio Valério (PSDB), correligionário do prefeito. “Alega-se o feriado, mas eu acho que não! É a questão indígena! Quando se trata dessa questão, ela é sempre levada para segundo plano. Se o projeto for derrubado, é porque houve um movimento da prefeitura, para derrubá-lo!”

Para o líder do Prefeito na Câmara, Elias Emanuel, a criação de mais feriado não traz as soluções que os indígenas buscam. “Não estamos apagando o Dia do Índio do calendário. Não é um feriado municipal que vai suprir todas as necessidades dos indígenas!”

Para Felipe Souza (PTN), seria mais um dia de prejuízo para a economia local. “É prejuízo para todos. No dia 21, já temos o feriado de Tiradentes e o dia 20 vai ser imprensado, quer dizer, mais prejuízo para o comércio e para a população em geral!”

Os projetos aprovados pelo legislativo municipal seguem, agora, para a sanção do prefeito Artur Virgílio Neto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *