Os municípios do Amazonas que decretaramEstado de Emergência por causa da cheia receberão recursos financeiros nos próximos dias. A informação é do secretário geral da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e prefeito do Município de Juruá, Tabira Ferreira, que se reuniu com o governador do Estado, José Melo, para tratar a questão. O Estado ainda não informou quanto cada município receberá de ajuda financeira. Já declaram Estado de Emergência os seguintes municípios: Itamarati, Eirunepé, Ipixuna, Envira e Guajará.
Além disso, as cidades Tabatinga, Boca do Acre, Benjamin Constant e Humaitá já estão em alerta. Ainda na reunião, o governador declarou que se reunirá com os deputados federais do Estado para solicitar a elaboração de projetos de lei para liberar mais facilmente recursos financeiros a esses municípios. Esses projetos serão encaminhados imediatamente ao Ministério de Integração Nacional.
A Associação Amazonense dos Municípios continua acompanhando as cidades em relação à cheia, diante das suas atribuições. É importante esclarecer que a AAM foi quem, primeiramente, solicitou a criação e utilização do Fundo Permanente da Defesa Civil, disponibilizando assim recursos imediatos aos municípios em Estado de Emergência. “O Governador se comprometeu a iniciar a ajuda humanitária a esses municípios – com o envio de cestas básicas, medicamentos e produtos de higiene – já a partir deste final de semana. Além disso, enviou técnicos da Defesa Civil do Estado aos municípios atingidos para que os prefeitos possam homologar o Estado de Emergência e comecem a receber os repasses financeiros”, afirmou Tabira Ferreira.
As zonas rurais de todos os municípios atingidos já estão completamente alagadas. “Algumas cidades precisam criar marombas para a suspensão de criações, outras precisam de madeiras para suspender as casas. Além disso, todos precisam de remédios e itens de primeira necessidade”, destacou.
Tabira destacou ainda a atuação da Defesa Civil no Estado nessa região do Amazonas. “Eles estão preparados e fazendo um ótimo atendimento às famílias atingidas. A Associação Amazonense dos Municípios quer atuar em parceria com esses profissionais, para que os problemas ocasionados pela cheia sejam minimizados”.