O amazonense mantém a tradição de comer peixe, na Sexta Feira Santa.
Os consumidores lotaram as feiras e mercados da cidade, nesta sexta-feira (3), para comprar as variadas espécies de peixes da Amazônia.
O movimento foi grande em todas as feiras, mercados e locais da capital onde o produto foi disponibilizado. Na feira da Pan air, na zona Sul de Manaus, as bancas estavam repletas de peixes e consumidores.
E tinha peixe para todos os bolsos e gostos. Sardinha, pacu, matrinxã, tambaqui, pirarucu, fresco e salgado, pescada, dentre outros. E para agradar e ganhar o freguês, o peixe também é vendido tratado, limpo e até sem as espinhas.
O preço varia de R$ 10 a mais de R$ 200 reais, dependendo da espécie e do tamanho. Apesar de seguir à risca a tradição, o consumidor reclama do valor que ainda esta alto.
E os peixeiros dão show na hora de tratar os peixes, tudo para conquistar os consumidores. A agilidade na hora de escamar e ticar as espécies impressiona quem passa pelas bancas.
Muitos já aprenderam a técnica de tirar as espinhas, sai um pouco mais caro para quem compra, mas acaba compensando na hora de comer, é um trabalho a mesmo.
A venda de peixes nas barracas da Secretaria da Produção Rural e Sustentabilidade (Seprors) vai até o meio da deste sábado.