Ao menos 120 paradas de ônibus serão entregues aos usuários do transporte coletivo da capital do Amazonas no ano de 2015. A informação é da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), que adiantou que os abrigos são resultados de licitação realizada em 2013 para a construção de 200 pontos. Com esta nova quantidade, a cidade soma 1,2 mil pontos de ônibus cobertos. A quantidade representa apenas 27% das 4,5 mil paradas em todas as cinco zonas da cidade.
A SMTU informou, por meio de assessoria de imprensa, que – do total de paradas de ônibus com abrigo em Manaus – 780 contam com cobertura de telha de barro, 239 abrigos têm cobertura de vidro e 70 de concreto. Os 3,4 mil restantes possuem apenas placas de sinalização.
As 120 novas paradas de ônibus com abrigo de concreto serão construídas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A SMTU afirmou, que o prazo para início da execução das obras poderá ser definido somente após o lançamento do edital.
Em outubro do ano passado, a secretaria afirmou que as obras teriam investimento de R$ 5,3 milhões. Segundo a pasta afirmou que a conclusão das obras está prevista para o segundo semestre do próximo ano.
Além dos 200 abrigos previstos para 2015, a SMTU afirmou que um projeto para construção de 500 abrigos cobertos por telha de barro já foi finalizado e será encaminhado para a Seminf, que ficará responsável pela realização do processo licitatório.