Universitários precisam estar atentos ao prazo para a renovação do Fies

Os universitários que conseguem estudar por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) precisam estar atentos ao prazo para o aditamento. Os pedidos de renovação, suspensão, transferência, dilatação ou encerramento do benefício podem ser feitos até o fim de outubro, dependendo da instituição de ensino.

O programa Fies financia de 50% a 100% dos encargos educacionais, dependendo da renda familiar mensal bruta e do comprometimento dessa receita com os custos da mensalidade. Apenas alunos com renda familiar mensal bruta de, no máximo, 20 salários mínimos podem requerer o financiamento.

A taxa de juros é de 3,4% ao ano, e os estudantes só começam a amortizar o financiamento 18 meses após o encerramento do curso. O prazo para quitar a dívida é de três vezes o período financiado acrescido de 12 meses. No caso de um curso com duração de quatro anos, por exemplo, o aluno tem 13 anos para amortizar o financiamento (3 x 4 anos do curso regular + 12 meses).

univers

Pós-graduação

O Programa de Financiamento Estudantil (Fies) agora vai atender aos alunos, que pretendem cursar pós-graduação. Para tanto, o governo federal publicou Medida Provisória com crédito extraordinário de R$ 5,4 bilhões.

Segundo o Ministério da Educação, 31.600 alunos matriculados em mais de 600 programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) podem ser beneficiados em 170 instituições privadas brasileiras.

Entretanto, não fazem parte do programa os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) nem Ensino a Distância. Os alunos que possuem bolsa do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup) também não poderão solicitar o financiamento.

O princípio é o mesmo do Fies para graduação. Após a matrícula, o aluno pede o financiamento de 50% ou 100% das mensalidades do curso. A renda familiar mensal bruta precisa ser de, no máximo, 20 salários mínimos (R$ 14.480).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *