Unicef e Fiocruz discutem sobre a infância em evento que acontece em Manaus

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) reúne especialistas para debater a realização de um diagnóstico sobre a situação da infância na I Oficina Metodológica do SITAN Amazônia. O evento será realizado nos dias 8, 9 e 10 de outubro, na sede da FIOCRUZ em Manaus (AM). O objetivo final do Sitan é a elaboração de um documento com o levantamento de informações relativas às crianças e adolescentes da Amazônia Legal Brasileira sob enfoque de direitos humanos e equidade, a ser concluído em 2015.

A Análise de Situação da Criança e Adolescente da Amazônia Legal Brasileira – SITAN Amazônia, é um diagnóstico com enfoque em equidade que contribuirá para a implementação programática do UNICEF e apoiará os esforços do governo Brasileiro para garantia dos direitos de cada criança e adolescente no país.  Este é o primeiro momento para conversar sobre os aspectos metodológico e técnico que contará com a participação de cerca de 40 especialistas e profissionais de referência nas áreas vinculadas e de governo das diversas esferas.

infancia

Com o SITAN o UNICEF espera compreender realidade da situação e tendências relativas à garantia, proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes da Amazônia Legal Brasileira por meio de uma análise minuciosa das causas imediatas e estruturais de carências e da desigualdade vivida por grupos mais vulneráveis.

O estudo também buscará delinear recomendações políticas e programáticas que possam contribuir com a diminuição das desigualdades visando a plena realização dos direitos pelas crianças e adolescentes da região. O SITAN é também é uma grande oportunidade para mobilizar parceiros e servir como uma plataforma para a ação e estratégia com os governos e a sociedade civil.

A instituição parceira responsável pela elaboração do SITAN é o Instituto Leônidas e Maria Leane (ILMD) – Fiocruz Amazônia, contando com o apoio das Universidade Federal e Estadual do Amazonas (UFAM e UEA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *