10/04/13 – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (09), o aumento das bancadas estadual e federal do Amazonas.
A partir da próxima eleição, o Estado elegerá mais um deputado federal – dos atuais oito, a bancada em Brasília passa a ter nove parlamentares – e mais três deputados para a Assembleia Legislativa (ALE-Am), que, dos atuais 24, passa a ter 27 parlamentares.
O aumento das bancadas foi julgado na sessão de ontem à noite do TSE, e teve cinco votos favoráveis dos ministros Herique Neves, Laurita Vaz, Luciana Lassio, Antônio Dias Toffoli e da própria relatora do processo, a ministra Nancy Andrighi, contra dois: os da presidente do tribunal, ministra Carmem Lúcia, e do vice-presidente, ministro Marco Aurélio de Mello.
O aumento da bancada é resultado de uma demanda da ALE-Am, com base no Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que aponta uma evolução do número de habitantes do Amazonas, o que credencia o Estado a aumentar o número de representantes.
A votação foi acompanhada, em Brasília, pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD); pelo vice-presidente, Belarmino Lins (PMDB); o ouvidor, Ricardo Nicolau (PSD); o procurador-geral da Casa, Wander Góes, e a advogada do processo, Maria Benigno.