Troco nos ônibus: Arthur cobra a empresários mais moedas divisionárias dentro dos coletivos

10/06/13 – O Prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto (PSDB), esteve pessoalmente, na manhã desta segunda-feira (10), nos terminais de ônibus, T3,T4 e T5, localizados nas zonas Norte e Leste da capital, para apurar denúncias dos usuários sobre a falta de troco, no transporte coletivo. Durante a fiscalização, a irregularidade foi constatada por vários usuários. A doméstica, Damiana Nascimento foi uma das pessoas prejudicadas.

O Prefeito Artur Neto exigiu que os empresários resolvam o problema, e disse que uma das medidas é a procura das instituições financeiras para que coloquem mais moedas em circulação.

A lei do troco já existe no município desde de 2005 e determina que as empresas de ônibus deem o troco ao passageiro,  quando o pagamento for feito com a moeda mais próxima de cinco vezes o valor de uma passagem inteira. Caso contrário, o passageiro deverá ser transportado gratuitamente, mas, na prática, não é assim que funciona, conforme relatou irritado o pedreiro Risomar Viana.

Em Manaus, mais de 800 mil usuários dependem do transporte público. O Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município que garante aos passageiros o recebimento do troco foi aprovado em maio de 2011. A lei foi promulgada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *