Transformação de Balbina em Centro Internacional de Pesca Esportiva é dicutida com ministro da Pesca

A transformação do lago de Balbina em um Centro Nacional e Internacional de Pesca Esportiva foi discutida nesta sexta-feira, em Manaus, em um encontro do Líder do Governo no Senado, Eduardo Braga, e o deputado estadual Marcos Rotta, ambos do PMDB), com o Ministro da Pesca, Eduardo Lopes.

A meta é preservar o lago e gerar novas alternativas de renda para quem vive no local, principalmente os membros da colônia de pescadores, que há anos amargam prejuízos por falta de pescado. “Com o passar dos anos, o lago de Balbina no Amazonas perde grandes espécies de peixes e hoje já não apresenta nenhuma perspectiva de renda aos pescadores. A visita do ministro da pesca a Manaus permite que possamos discutir a ampliação da possibilidade de transformar esse local em um grande centro de pesca, com o apoio do governo federal. Não apenas o ministro Eduardo Lopes, como também o senador Eduardo Braga, demonstraram grande interesse pelo assunto e vão prestar apoio”, afirmou Rotta.

Na semana passada, o assunto foi discutido em um encontro que reuniu vereadores de Presidente Figueiredo, o secretário municipal do Meio Ambiente, representantes do setor turístico do município e o Superintendente Federal do Ministério da Pesca. “Temos fortes parcerias e não mais ações isoladas. Há muito tempo, venho discutindo essa questão na Assembleia Legislativa do Estado e agora, vamos unir forças, envolvendo a colônia de pescadores, o sindicato e os poderes de uma maneira geral. A partir do momento em que conscientizamos os pescadores de que para eles é muito mais vantajoso soltar o peixe, ao invés de matar, vamos conseguir nosso objetivo e estamos bem perto disso” disse o parlamentar.

Na próxima terça-feira (20), o assunto será discutido em uma reunião, em Presidente Figueiredo, com o prefeito Nilson Cavalcante, com a colônia e o sindicato dos pescadores. “Acredito que nós deveremos ter, em um curtíssimo espaço de tempo, este sonho realizado e aumentar a renda dos pescadores, que também poderão trabalhar como guias o ano inteiro, porque, em Balbina, é possível pescar 365 dias do ano. Trazer turistas ao Amazonas e ainda estender esse benefício a outros municípios do Estado, que possuem potencialidade para a pesca, também serão grandes desafios para nós”, finalizou Rotta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *