Treze pessoas foram presas pela Policia Civil do Amazonas, durante a Operação “Banzeiro”, realizada em várias zonas da capital. Também durante a operação, realizada pela Secretaria da Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), Polícia Militar (PM-AM) e Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop), as equipes apreenderam uma metralhadora Browning .30, de fabricação americana, com capacidade de efetuar de 400 a 600 tiros por minuto e derrubar até aviões. O armamento estava em um ponto da capital não revelado pelas autoridades, para não atrapalhar as investigações.
O vice-governador Bosco Saraiva afirma que a apreensão dessa arma chama atenção, pelo poder de fogo do armamento.
“Nos preocupa muito uma arma de poder de fogo potentíssima. Uma metralhadora que tem condições de disparar 600 tiros por minuto e tem a capacidade de derrubar aviões.”
O balanço da operação foi apresentado na manhã desta quinta-feira (5), na Delegacia Geral, bairro Dom Pedro, na zona Centro-Oeste da cidade. De acordo com o secretário de Inteligência, Herbert Lopes, durante a ação, foi desarticulada uma quadrilha especializada no transporte de drogas de Tabatinga para Manaus e outros Estados do Brasil.
Durante a operação, também apreendidos dois revólveres calibre 38, uma pistola 380 com numeração raspada, um rifle calibre 44 e diversas munições, além de veículos e embarcações dinheiro. Segundo o secretário de Inteligência, os criminosos tinham um sofisticado esquema para enganar a polícia.
“A organização dissimulava o recebimento oriundo desse transporte em contas bancárias, estabelecimentos comerciais e também o bloqueio de várias contas, dinheiros, bens em móveis e imóveis.”
Oitenta homens participaram dos trabalhos. Conforme o secretário, com o fim das Farcs (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) na fronteira, o armamento pesado está entrando no Brasil pelo Amazonas.
“Esse armamento foi para a mão de traficantes e ‘tá’ entrando no nosso território via fluvial.”
Todo o material apreendido está avaliado em cerca de R$ 2 milhões. A operação cumpriu 16 mandados de busca e apreensão, cinco seqüestros de bens imóveis, além de 14 bloqueios judiciais de contas bancárias utilizadas pela organização criminosa. Todos os acusados estão à disposição da justiça.
Confira o poder de fogo e letalidade da Browning .30:
(arte e edição: Roberto Barros)
Outros detalhes, você acompanha nesta sexta-feira (6), no Manhã de Notícias.