Aproximadamente 80 atletas participam, neste sábado (23), do Torneio de Novos Talentos Caixa de Ginástica Rítmica, em Manaus. A competição inicia às 9h, no Centro de Excelência Caixa de Ginástica, localizado na quadra poliesportiva Luciano Soares, no Eldorado (próximo à pracinha). O evento, promovido pela Federação Amazonense de Ginástica (FAG) e Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), vai oportuniza à nova geração da modalidade, ingressar em clubes da Capital.
O Torneio contemplará três categorias, sendo Mirim, Pré Mirim e Infantil e as atletas irão explorar aparelhos próprios desta modalidade olímpica, como corda, arco, bola, maças e fita.
“Todas as meninas que vão participar desta competição fazem parte do Centro de Excelência Caixa de Ginástica, um projeto que viabiliza aulas gratuitas às crianças de cinco a 10 anos. Logo, com este Torneio, vamos não só avaliar a evolução delas, como iremos detectar novos talentos, queterão a oportunidade de disputar torneios nacionais e até internacionais”, disse uma das coordenadoras do Projeto, Alessandra Balbi.
Ainda de acordo com Balbi, a abertura do evento será marcada pela apresentação especial das iniciantes de quatro e cinco anos de idade. Em dois minutos, as pequenas irão exibir acrobacias ensaiadas nos últimos meses. “Apesar desta apresentação não ter valor competitivo, será a estreia destas meninas, que estão iniciando na modalidade. Para elas, que ainda são tão novinhas, isso é muito importante, pois será o primeiro contato com o público”, disse a coordenadora.
Revelação
Atual vice-campeã do Torneio Internacional de GR, Emily Góes, 12, é uma das expoentes do Centro de Excelência Caixa de Ginástica e do Torneio de Novos Talentos Caixa de GR. A atleta, que atualmente faz parte da Associação Esportiva Lassalista, é referência entre as pequenas.
“O Torneio de Novos Talentos revelou a Emily, que é considerada uma das principais atletas do Amazonas. Temos muito orgulho dela ter saído daqui e muitas crianças se inspiram nela, que já participou de eventos regionais, nacionais e até se destacou em internacionais. Este ano, ela foi para um intercâmbio na Bulgária e amanhã estará presente no Torneio participando de uma maneira especial”, disse Alessandra.
Centro de Excelência Caixa de Ginástica
O Centro de Excelência Caixa de Ginástica oferece há cinco anos 150 vagas para a ginástica artística e 150 vagas para a ginástica rítmica gratuitamente. As turmas são coordenadas pelas técnicas Samia Maia e Elizabeth Martins.
O projeto já contou com grandes nomes da ginástica amazonense, como as pequenas Emily Goes, Maria Isabel Padilha e Amanda Sales. Para as aulas são ofertadas turmas nos turnos matutino e vespertino para crianças de cinco a 10 anos de idade, nos horários de 08h às 11h e 14h às 20h. Em 2014, as inscrições para o Centro estarão abertas a partir do primeiro semestre.