O crime de estupro é a principal violência praticada contra crianças e adolescentes, no Estado, hoje com mais de 2.500 processos, na Justiça Estadual.
A estatística foi divulgada nesta quarta-feira (08), pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), durante o anúncio da criação da Primeira Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes.
Segundo a Juíza da Vara Especializada em Crimes Contra à Criança e ao Adolescente, a ideia é reverter o que classificou de “triste realidade.”
Pela manhã, a presidente do TJ-AM, desembargadora Graça Figueiredo, fez uma visita de inspeção ao local onde vai funcionar a nova Vara, no quarto andar do Fórum Ministro Henoque Reis, no bairro do Aleixo, zona Centro-Sul.
No novo espaço onde serão feitos os atendimentos, o TJ-AM pretende dar melhor acolhimento e mais dignidade as crianças e aos adolescentes vítimas da violência.
Conforme o TJ-AM, é recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) julgar no prazo máximo de até um ano, ações penais que tratam de crimes de abuso, exploração sexual, tortura e maus tratos contra crianças e adolescentes, não só no Amazonas, mas em todo o país.
A inauguração da Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes está prevista paras a próxima sexta-feira (10).