Tikunas cobram reconstrução de ponte que caiu há mais de 10 anos, no igarapé de São Vicente, em Benjamin Constant

Índios da etnia Tikuna apelam às autoridades pela reconstrução da ponte sobre o Igarapé de São Vicente, que ruiu, logo após sua inauguração, há quase 15 anos, deixando isolada a comunidade Filadélfia, distante 14 kms da sede do município de Benjamin Constant, no norte do Amazonas.

De acordo com os indígenas, a ponte caiu no começo da década de 2000, e até agora ninguém se manifestou. O cacique da tribo, Adir Tikuna, de 66 anos, disse que a comunidade ainda espera que o governo do Estado possa reconstruir a ponte, pois o fluxo de pedestres e veículos é muito grande, na área.

“Estamos tendo muita dificuldades para a locomoção de crianças, idosos, gestantes e doentes, pois, nesta época do ano, quando o nível das águas sobe, a travessia fica muito difícil, e temos que recorrer a pequenas embarcações, que fazem o transporte de pessoas e mantimentos” disse o cacique.

Segundo Adir Tikuna, escombros da antiga ponte ainda podem ser encontrados com facilidade, no local. “Até o momento, nem a prefeitura municipal ou o governo do Estado se manifestaram a respeito da recuperação da ponte. O que todos querem é que se construa uma ponte sólida, que possa suprir as necessidades da comunidade”, cobrou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *