As competições, que representam a quarta atividade oficial da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada) em 2015, estão acontecendo desde a última quinta-feira (9), na Vila Olímpica Danilo Duarte de Mattos Areosa, a Vila Olímpica de Manaus.
Neste sábado (11), as competições da última etapa do Troféu Eduardo Piscinini e da Copa de Natação Mirim/Petiz – Troféu Pedro Nicolas estão acontecendo desde os 7h.
Dez equipes e 205 atletas participam das duas competições, promovidas em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Fundação Vila Olímpica (FVO), com entrada grátis.
Os atletas competem em busca de baixar os tempos e conseguir índice para os campeonatos regionais e nacionais.
Homenagem – Atleta amazonense, Eduardo Beça Piccinini foi campeão brasileiro e representou o Brasil nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona (Espanha); nos Jogos Pan-Americanos de 1991 de Havana (Cuba), onde obteve a medalha de bronze nos 100 metros rasos borboleta, e de Mar Del Plata, na Argentina, em 1995. Ex-recordista sul-americano dos 4×100 m medley: 3m43s93, obtidos em 1995, Piccinini tinha como técnico à época o professor Aly Jorge Almeida, que hoje é diretor presidente da FVO.
A Copa Mirim Petiz leva o nome do atleta Pedro Nicolas Sena da Silva, que chegou a ser o número 1 do ranking nacional dos 100 m borboleta infantil 1, com 1m02s47 em piscina de 50 m, resultado obtido nos Jogos Escolares, categoria de 12 a 14 anos. O atleta morreu em 2013, num acidente de trânsito ocorrido em Vitória do Espírito Santo, quando se dirigia com toda a equipe, para fazer o reconhecimento da piscina na qual competiria no dia seguinte.