Temporal deste domingo deu início à estação chuvosa, no Amazonas, afirma meteorologista do Sipam

236_2256-tata amato

Choveu mais de metade de toda a chuva prevista para o mês de novembro, neste domingo (09), em Manaus. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (10), pela meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), Deidla Bonfim.

A meteorologista explicou que a chuva marcou definitivamente o início da estação chuvosa, em Manaus. “Só na primeira hora, tivemos um acumulado em torno de 71 mm, na Estação Nacional de Meteorologia. Só na primeira choveu em torno de 28 mm e tivemos registros de rajadas de vento, com 50 km/hora, na área do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. ”

Segundo a meteorologista, a chuva, que atingiu toda a área da capital representa mais do que metade do esperado para todo o mês.”Neste mês, o que esperado é em torno de 118 a 189 mm de chuva e, só ontem tivemos em torno de 71 mm.”

A meteorologista também explicou as causas das ventanias registradas na semana passada, na zona Oeste. “Toda vez que temos a formação de nuvens cumulus nimbos, associadas a esse grande desenvolvimento na vertical e às pancadas de chuvas, elas tem um potencial para rajadas de vento. Ontem, tivemos rajadas, porque tivemos a mistura dessas nuvens com nuvens mais baixas, e nesses eventos no Tarumã, foram essas células isoladas. Elas tem grande desenvolvimento vertical e, quando chove, os movimentos descendentes delas geram essas rajadas, mas elas são localizadas!”

Segundo a meteorologista, a previsão para o resto da semana é de tempo nublado no período da manhã, e pancadas de chuvas, principalmente no período da tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *