Com a chegada do primeiro navio – o M/S Seabourn Quest – do Caribe, com aproximadamente 800 passageiros, a capital do amazonas começa a receber, neste sábado (08), mais uma temporada de cruzeiros.
No total, a temporada 2014/2015 vai contar com 18 transatlânticos vindos de diversas localidades da Europa, América Latina e até da Antártica, trazendo aproximadamente 15 mil turistas a Manaus.
Toda a agenda vai ser acompanhada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), e Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).
O trabalho de recepção aos turistas vai ser feito pelos órgãos oficiais do segmento. A Manauscult vai fazer a entrega de material promocional da cidade e vai disponibilizar também reforço no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Porto e demais pontos espalhados pela cidade.
A banda da Polícia Militar vai fazer as boas vindas. Agências de turismo também vão fazer parte das atividades com oferta de roteiros pelo Centro Histórico, City Tours e outros pontos de visitação.
Dezembro e março do próximo ano vão ser os meses mais movimentados de cruzeiros. Estão programadas as chegadas de quatro navios, com média de quatro mil visitantes.
Segundo o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, os passageiros ficam, aproximadamente, três dias na cidade e seguem viagem para outros destinos fazendo com que os turistas conheçam mais de Manaus em todos os seus aspectos incluindo os espaços arquitetônicos e naturais, atividades gastronômicas e culturais. Ressaltou ainda, que a receptividade do povo manauara é o diferencial.
A Manauscult conta com a parceria de vários órgãos municipais e estaduais, além das empresas privadas de turismo. Entre elas, Amazonas Explorers e Anavilhanas, que prepararam pacotes específicos de visita a hotéis de selva, tour pela cidade e visita a locais selecionados que o visitante não pode deixar de ir, como o Teatro Amazonas, Complexo Turístico Ponta Negra, Zoológico do Cigs, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Encontro das Águas, restaurantes flutuantes com pratos típicos da região, entre outros lugares.
Entre os órgãos parceiros da iniciativa, a Secretaria Municipal da Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito de Manaus (Manaustrans), acompanharão todas as atividades programadas com a chegada dos cruzeiros.
A Semulsp vai fazer o reforço nas ações de limpeza pública no Porto de Manaus e pontos turísticos, e o Manaustrans vai dar apoio e acompanhamento, nos dias em que os navios vão estar na cidade, com reforço de agentes de trânsito nas principais áreas de visitação.