Trinta e oito taxistas das principais empresas de radio-táxi e cooperativas da cidade de Manaus, recebem, a partir desta quarta-feira (4), o treinamento de “Boas Práticas no Serviço de Transporte para Pessoas com Deficiências”. O evento, realizado pelo Governo do Estado, acontece às 14h, na sede da Amazonastur, localizada na avenida Djalma Batista, edifício Roldão Gomes, nº 1.712, Parque 10, zona Centro-Sul.
A ação é coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), em parceria com a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Prefeitura de Manaus, Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiências e os empresários de táxis do Amazonas.
O objetivo do treinamento é abordar a maneira correta no tratamento humanizado dos motoristas com as pessoas com deficiências. Além da abordagem correta, os condutores irão conhecer as terminologias corretas para pessoas com deficiências, manuseio e manejo de cadeiras de rodas, condução de cegos e noções da Língua de Sinais Brasileira (Libras), visando o tratamento hospitaleiro à turistas e moradores com deficiência, durante o mundial.
Os taxistas que participarem do curso serão certificados e terão seus veículos adesivados no para-brisa com as frases “Preferencialmente para Pessoas com Deficiência” e também tradução para o Inglês. Para a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Vânia Suely, trata-se de uma iniciativa inédita no Amazonas, uma vez que os motoristas já receberam o curso de hospitalidade e agora irão receber uma abordagem mais humana no tratamento de pessoas com deficiência.