Os assaltos registrados no interior de dois ônibus da empresa Global Green, no último fim de semana, com vítimas baleadas, reacenderam a discussão, no Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), sobre a substituição do dinheiro pelo cartão ‘passa fácil’.
De posse das estatísticas, o presidente da Comissão de Transpores da Casa, vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), disse que vai discutir com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sinetran), a criação de uma campanha para uso do cartão, uma forma, segundo Cordovil, de eliminar dinheiro em espécie, nos coletivos.
A outra medida, segundo o vereador, seria sufocar a ação dos bandidos, a partir de um levantamento das chamadas ‘áreas vermelhas’, em toda a capital.
Na opinião da vereadora Socorro Sampaio (PP), a Secretaria de Estado da Segurança precisa reforçar o policiamento nas ruas, devolvendo ao cidadão que paga impostos e depende do transporte coletivo, a segurança na ida e na volta pra casa.
Na última audiência realizada pela Comissão de Transportes da Câmara, os números levantados apontam a ocorrência de mais de 300 assaltos a ônibus, nos quatro primeiros meses do ano, na capital.
Para a parlamentar, o retorno do policiamento ostensivo é fundamental para combater a onda de assaltos.