Fernando Mendes Pereira, de 56 anos, foi preso em flagrante, nesta terça-feira (15), por policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e Batalhão Ambiental. Ele foi preso por porte ilegal de arma de fogo e comércio ilegal de animais silvestres, no quilômetro 45, da Rodovia AM-010, no ramal São Francisco I. A prisão foi registrada no 26º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Os policiais militares chegaram até o sítio onde Fernando estava, por meio de denúncias de moradores da área. Eles informaram aos PMs que o flagranteado estava de posse de armamentos e mantinha animais silvestres em cativeiro.
No local, foram encontradas e apreendidas cinco espingardas de vários calibres, como as de número 36, 28, 20 e uma de calibre 16 – três delas de fabricação caseira – além de um rifle calibre 22. Foram apreendidos ainda três jabutis e dois porcos do mato.
De acordo com o Delegado Titular do 26º DIP, Walter Cabral, o homem será autuado por posse irregular de arma de fogo de uso permitido (Artigo 12 do Estatuto do Desarmamento), omissão em obrigação de relevante interesse ambiental e comércio ilegal de arma de fogo.
Depois de serem realizados os procedimentos legais na delegacia, Fernando será encaminhado para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde ficará à disposição da justiça.