Susam e Fiocruz iniciam pós-graduação para formação de especialistas em Saúde Mental e Dependência Química

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam), em parceria com o Instituto Leônidas e Maria Deane/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), iniciaram nesta semana a quarta turma de Especialização em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas.

O curso, explica o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, disponibilizou 40 vagas de livre concorrência, para profissionais da capital e do interior do Estado, das redes estadual e municipal de saúde.

“O Estado e as prefeituras têm investido para ampliar e melhor ordenar o atendimento nesta área e é necessário que a formação de recursos humanos acompanhe este processo de estruturação da Rede de Atenção Psicossocial, que inclui o atendimento às pessoas que enfrentem problemas com a dependência química”, diz Alecrim.

O secretário destacou que, desde 2012, o atendimento ambulatorial aos portadores de transtornos mentais passou a ocorrer de forma descentralizada, hoje sendo feito pela rede de policlínicas e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), incluindo aqueles administrados pelas prefeituras. Outro passo importante foi a inauguração, no início do ano passado, do Serviço Residencial Terapêutico Lar Rosa Blaya, que permitiu a desativação da ala de internação do antigo Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro. Também em 2014, de a rede passou a contar com um Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos. “A próxima etapa do processo, já em andamento, contempla o atendimento de urgência aos portadores desses transtornos, que ganhará um novo espaço, com maior qualidade no atendimento”, disse Alecrim.

doencamental

Multiprofissional

Psicólogos, enfermeiros, terapeutas educacionais, pedagogos, assistentes sociais e fisioterapeutas estão entre os profissionais que vêm participando dos cursos de Especialização ofertados pela parceria entre a Susam e a Fiocruz, e que já permitiu a formação de mais de 100 especialistas. “Temos procurado priorizar profissionais que atuam em unidades da Estratégia Saúde da Família e Núcleos de Apoio à Saúde da Família, hospitais e Centros de Atenção Psicossocial”, explica Lourdes Siqueira, gerente de Atenção Psicossocial, da Susam.

A Especialização tem carga horária de 480 horas e estará sob a coordenação do psiquiatra Maximiliano Loiola, da Fiocruz. A grade do curso é composta de 12 disciplinas, distribuídas em módulos, e ministradas por mestres e doutores, convidados de diversas instituições de ensino do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *