Supercado flagrado com quase duas toneladas de produtos com validade vencida, que iam ser vendidos, na zona Leste

12/04/13 – Mais de uma tonelada e meia de produtos impróprios para o consumo foi apreendida, na manhã desta sexta-feira (12), no supermercado DB do Mutirão, zona Norte de Manaus. A apreensão é resultado de blitz conjunta realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC-Aleam), em parceria com a Delegacia do Consumidor (Decon) e o Departamento Municipal de Vigilância (DVisa), que autuou o estabelecimento.

Do total de produtos apreendidos — bacon, presunto, requeijão, frango, pão de queijo congelado, coração de frango, pizza congelada e manteiga – pelo menos 900 quilos eram perecíveis, e estavam sendo comercializados fora prazo de validade. Além de fora da validade, requeijão e pão de queijo também apresentavam fungos. Entre as bebidas, 639 latas de coca-cola também estavam com validade vencida e foram retiradas das gôndolas.

No setor de hortifruti, os fiscais encontraram, entre os produtos em exposição, legumes estragados, com a presença de fungos aparentes e frutas contaminadas por larvas de insetos (tapuru).

A sequência de irregularidades foi confirmada pelos fiscais da CDC-Aleam que retiraram das prateleiras 31 cartelas de ovos estragados e com larvas de inseto (tapuru).

Em nota, a DVisa informou que os itens estavam completamente fora dos padrões para consumo humano, pois estavam estragados e com fungos visíveis a olho nu. O departamento municipal lavrou um auto de infração contra o supermercado, que ainda pode ser penalizado com uma multa, após análise do relatório de fiscalização.

Todo o material apreendido foi inutilizado no próprio estabelecimento e foi encaminhado à lixeira municipal de Manaus. A direção do supermercado DB atendeu aos fiscais, mas preferiu não se manifestar.

O supermercado DB foi autuado e ainda poderá ser multado pelo DVisa. De acordo com a direção da CDC/ALEAm, pelo porte do estabelecimento, é inadmissível o alto número de produtos apreendidos, à venda, em situação de risco ao consumidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *