A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-M)– e a Associação Comercial do Amazonas – tentam colaborar com a prefeitura, para melhorar o trânsito na capital do Estado e já estudam novo horário de abertura para o comércio do Centro da cidade.
Nesta terça-feira (10), em entrevista à Tiradentes News, o vice-presidente da CD-M, empresário Ezra Azuri Benzion, explicou como os empresários podem ajudar e disse que a ideia não é nova.
“Isso não é uma ideia nova. Vem já há muitos anos, muito antes das faixas azuis – que nós achamos que são produtivas e que vão ser boas para a cidade como um todo – mas, acreditamos que existem formas de melhorar a questão do fluxo do trânsito e o ir e vir, para as pessoas. Nós ainda estamos naquela ideia antiga de que o comércio e os órgãos públicos tem que abrir às oito, isso conflitando com os pais que vão deixar os filhos nos colégios e outras atividades mais cedo. Se nós tivermos um reescalonamento de saída de pessoas, vamos ter uma qualidade de vida um pouco melhor. Algumas pessoas que vão, por exemplo, para a indústria, vão mais cedo; quem vai para o comércio e outros órgãos, vai um pouco mais tarde, e você vai escalonando, tanto na hora do ‘rush’ da vinda, quanto da ida.”
Segundo Ezra Benzion, a ideia já foi colocada para o prefeito Arthur Virgílio Neto. “Falamos com o prefeito na reunião do conselho estratégico, há três semanas. Ele se mostrou interessado e quis que a ideia fosse um pouquinho mais estudada para passarmos a avançar um pouquinho mais sobre isso!”
O empresário explicou como a ideia funcionaria na prática. “Vamos falar sobre um caso específico no Centro da cidade: os shoppings já trabalham com um horário diferenciado – de 10h às 10h. Nossa ideia seria nós, do comércio, trabalharmos de 9h às 19h. Com isso, tiraríamos aquele horário mais pesado, que é quando saem os servidores públicos, os funcionários dos Bancos, ou seja, os do comércio sairiam um pouquinho depois, e também daria uma ‘folga’ para quem quisesse ficar até um pouco mais tarde no Centro, para fazer suas compras, naquele horário de 5h às 6h, 6h às 7h, ou seja, daria um pouco mais de qualidade para as pessoas que quisessem ficar até um pouquinho a mais.”
Benzion aproveitou para defender melhorias também na segurança pública, no centro. “Precisamos melhorar a segurança, no Centro da Cidade! De nada vai adiantar mudarmos o horário, se tivermos uma cidade escura ou com pouco policiamento no Centro. É uma ideia tão simples, que eu não entendi, até agora, por que isso não foi p’ra frente! Ou seja, se houver boa vontade – e isso não depende apenas das entidades – depende também do Poder Público. Se o Poder Público mudar os horário também, tudo ficaria um pouco mais fácil!”
A Câmara de Dirigentes Lojistas, a Associação Comercial e a Federação das Indústrias são as principais instituições empresariais do Estado do Amazonas.