Subida das águas do Rio Negro pode ser sinal de início da enchente, diz especialista

O nível do Rio Negro atingiu, nas últimas 48 horas, a cota de 19 metros e 42 centímetros. Em dois dias, subiu sete centímetros.

De acordo com o Encarregado do Serviço Hidrográfico do Porto Privatizado de Manaus, engenheiro Valderino Pereira, a elevação das águas pode ser resultado de um fenômeno conhecido na Amazônia como ‘repiquete’, ou um indicativo importante do comportamento do rio, que pode apontar o início da cheia.

Segundo o especialista, no ano passado, a vazante do Rio Negro atingiu a cota de 15 metros e 96 centímetros, mais de 5 metros de diferença, em relação à cota registrada nesta quarta-feira (06).

Em 2012, o rio também apresentou repiquete e a vazante só teve início no dia 27 de novembro, por isso, segundo o encarregado do Porto Privatizado, ainda é cedo para afirmar com 100% de certeza, se de fato, a enchente começou.

De acordo com meteorologistas consultados pela Rede de Rádio e Televisão Tiradentes, a previsão é de que as chuvas permaneçam dentro do normal, no período de transição da estação seca para a estação chuvosa e, portanto, não exerçam total influência na continuação da vazante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *