Situação financeira familiar do consumidor amazonense melhorou, nos últimos seis meses, aponta pesquisa

15/02/13 –  A situação financeira familiar de mais da metade dos consumidores amazonenses melhorou, nos últimos seis meses. Pelo menos é o que indica a Pesquisa de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor, realizada pela Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio), no mês de janeiro, e divulgada nesta quinta-feira (14).

A maioria dos consumidores entrevistados – 53,7% – relatou que a situação econômica atual, quando comparada a fevereiro de 2012, está um pouco ou muito melhor.

Quanto à expectativa econômica do consumidor, 59% acreditam que a economia do Amazonas para os próximos seis meses estará um pouco ou muito melhor. Trinta e quatro vírgula cinco por cento acreditam que permanecerá inalterada, e 6,5% que estará um pouco pior do que a situação atual.

Dado da Pesquisa de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor realizada pela da Fecomércio revela que a maioria dos consumidores amazonense – quase 60% – prefere pagar em dinheiro ou no débito automático e 37,5%, usa cartão de crédito.

Em relação à empregabilidade, 38,2% dos entrevistados acreditam que as chances de conseguir um emprego, em Manaus, estão um pouco ou muito melhor, que no mesmo período do ano passado. Mais da metade acredita que, nos próximos três meses, as chances de arranjar um novo emprego estarão um pouco ou muito melhores que atualmente.

De acordo com o consultor econômico da Fecomércio, José Fernando Pereira da Silva, os principais indicadores da pesquisa demonstram que as oscilações ocorridas na situação financeira familiar e na empregabilidade, têm influenciado diretamente nos hábitos de consumo das famílias e na situação econômica dos amazonenses.

A Pesquisa de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor realizada pela da Fecomércio revela, ainda, que o gasto médio com material escolar ficou em R$ 240,00 e que o centro de Manaus continua sendo o local preferido pelos consumidores para fazer as compras. Setenta e dois vírgula dois por cento dos entrevistados disseram que preferem comprar no centro da cidade. Outros 16,3% preferem o comércio do próprio bairro onde moram, e 11,5% que preferem fazer suas compras em shoppings da cidade.

Outro dado da Pesquisa de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor realizada pela da Fecomércio revela que a maioria dos consumidores amazonense – quase 60% – prefere pagar em dinheiro ou no débito automático e 37,5%, usa cartão de crédito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *