Sete toneladas de carne ilegais de jacaré foram aprendidas na tarde de quinta-feira (20), pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema).
A apreensão foi feita por policiais militares do Batalhão Ambiental, em ma embarcação que trafegava pelo rio Solimões, nas proximidades do município de Manacapuru, na Região Metropolitana (RMM), a 68 quilômetros de Manaus.
Segundo os servidores da Dema, a ação foi desencadeada após denúncias anônimas, e deflagrada na noite de quarta (19), por volta das 20h.
O “Comandante Dilson Pantoja”, conduzido por Carlos Alberto Sousa Rodrigues, de 50 anos, descia o rio em direção à cidade de Belém, no Pará. Após vistoria, pela equipe do Batalhão Ambiental, os policiais confirmaram o transporte da carga ilegal.
De acordo com a Dema, o procedimento criminal será encaminhado à Justiça. O condutor da embarcação vai responder por caça ilegal da fauna silvestre.
O produto apreendido será doado a instituições assistenciais e de caridade que atuam em Manaus. A carne de jacaré é muito apreciada no Estado do Pará, mas o animal é protegido pela legislação ambiental.