Servidores públicos federais do Amazonas vão paralisar atividades, a partir de 29 de maio

231694e4d97e62b484bc94db669e9560
Os servidores públicos federais no Amazonas vão paralisar suas atividades no próximo dia 29 de maio e apoiar as centrais sindicais na mobilização nacional rumo à greve geral, prevista para o mês de junho.

A decisão, unânime, foi aprovada durante o 3º Encontro Estadual dos Servidores Públicos Federais do Amazonas, que encerrou, neste sábado, em Presidente Figueiredo, município da Região Metropolitana de Manaus (RMM).

Organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (SINDSEP), o encontro reuniu mais de 160 servidores públicos, representando 40 municípios do Estado na condição de delegados.

De acordo com o secretário executivo do Sindsep-AM, Walter Matos, o congresso aconteceu em um momento oportuno de crise e ataques aos trabalhadores.

Os servidores federais, também, querem o veto da presidente Dilma Roussef às Medidas Provisórias 664 e 665 e que preveem alteração no seguro-desemprego, auxílio-doença e pensão por morte.

Querem, ainda, o veto da presidente ao Projeto de Lei 4330 da chamada Lei da Terceirização, que permite a contratação de empresas terceirizadas para atividades-fim.

Para o servidor aposentado do Banco Central, Edison Cardone, integrante da Condsef Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) e um dos palestrantes do evento, ao contrário do que diz o governo, os banqueiros e os empresários, o ajuste fiscal não é necessário no Brasil.

Os servidores federais também aprovaram o plano de luta da categoria, que inclui, entre outros, a defesa da paridade ativa/aposentado, o resgate da data-base para todo 1º de maio, concurso público, descontingenciamento do orçamento dos órgãos públicos e a extensão dos benefícios da Lei 12.277/10 para todos.

Essa Lei concedeu aumento salarial em torno de 78% para apenas cinco cargos de nível superior, deixando os demais servidores de fora.

No encerramento do 3º Encontro Estadual dos Servidores Públicos Federais do Amazonas, foi eleita a nova diretoria do Sindsep-AM para o triênio 2015/2017, além das novas coordenações das delegacias sindicais representantes dos municípios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *