Servidores da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (FHemoam) realizaram protesto, no final da tarde desta terça-feira (23), contra decisão do governo do estado, que anulou a eleição para presidência da fundação, realizada no dia 10 de outubro deste ano.
A eleição foi vencida pelo médico e doutor em hematologia Nelson Fraiji, atual diretor do órgão e considerado um dos maiores especialistas do mundo, em hematologia. Nelson Fraiji obteve cerca de 60% dos votos do colégio eleitoral da FHemoam, que é formado por servidores de carreira e comissionados, com no mínimo um ano de casa.
O pedido de anulação do pleito foi feito pelo candidato que perdeu as eleições, o técnico bioquímico Lasmar Roberto Pereira. Ele encaminhou o pedido de anulação à Secretaria Estadual da Saúde, que, por sua vez remeteu o pedido à Controladoria geral do Estado, que acatou o pedido e anulou o pleito. A decisão foi publicada na edição desta terça-feira, do Diário oficial do Estado.
Depois que a notícia se espalhou, os servidores do Hemoam foram para Avenida Constantino Néry, em frente ao prédio da instituição, para protestar contra a anulação do pleito. Entre os manifestantes, estava a especialista em hematologia Maria do Perpétuo Socorro Sampaio Carvalho, Chefe do departamento de assistência ao paciente do Hemoam.
A médica contesta as denúncias apresentadas pelo candidato derrotado, Lasmar Roberto Pereira, para pedir a anulação do pleito. O candidato contesta principalmente o fato dos bolsistas não terem participado do processo de escolha.
Maria do Perpétuo Socorro Carvalho garantiu que, após o protesto desta terça-feira, os servidores vão realizar uma assembleia geral, no próximo dia 29 de dezembro, para decidir os rumos que movimento, para garantir a validade do pleito e a manutenção de Nelson Fraiji no comando da FHemoam.