24/06/13 – Quase 80 profissionais da saúde estarão atuando em Parintins, no período do 48º Festival Folclórico, de 27 de junho a 1º de julho, em duas frentes: reforçando o atendimento na rede hospitalar do município e, nas noites do evento, com dois postos de atendimento montados na área do Bumbódromo. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).
Além disso, a Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais está apoiando a coordenação local da área, nas ações de educação em saúde e prevenção, que serão realizadas durante o evento.
De acordo com o secretário Wilson Alecrim, a Susam enviará a Parintins uma equipe médica e de enfermagem, para reforçar o atendimento nos Hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo. Entre os especialistas estarão: cirurgião geral; anestesiologista; médico intensivista; neurologista; ortopedista; clínico geral; cardiologista; pediatra; ginecologista; oftalmologista; e gastroenterologista.
Nos dois postos de atendimento montados no Bumbódromo, a Susam terá clínicos gerais e enfermeiros com experiência no atendimento de urgência e emergência, com classificação de risco. Também estarão nestes dois postos médicos neurologista, oftalmologista, cardiologista, pediatra, anestesiologista e gastroenterologista. Para reforçar o serviço de remoção de pacientes da Secretaria Municipal da Saúde de Parintins, a Susam também enviará ao município duas ambulâncias: uma de suporte básico e outra do tipo Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), ambas com condutor socorrista.
Prevenção as DSTs – A Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), órgão do Governo do Estado, já está realizando em Parintins uma série de ações, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DSTs e Aids). As ações, que são executadas em parceria com a Prefeitura de Parintins, tiveram início no último dia 3, no município, e seguirão até 5 de julho, com intensificação no período de realização do festival folclórico.
A programação inclui a oferta de cerca de 2 mil testes rápidos, distribuição de 50 mil preservativos, folders educativos, além de 24 mil ventaloras, contendo informações como dicas de saúde e prevenção contra as doenças. O material de campanha foi enviado ao município pelo Governo do Estado, que também encaminhará equipe da Coordenação Estadual, para apoio técnico das ações durante as festividades.