Em alusão ao Dia Mundial de conscientização do Autismo, lembrado nesta segunda-feira (2/4), o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) realiza, hoje nos dia 10 abril, ações para lembrar a data.
A ação de sensibilização esta marcada para acontecer às 17 horas na rotatória do conjunto Eldorado e vai contar com a presença das secretarias da Seped e técnicos órgão. Na oportunidade serão entregues exemplares da Cartilha intitulada “AUTISMO – Compreender para Incluir” para pedestres e motoristas.
A cartilha aborda assuntos como: Direitos, Assistência e Inclusão das Pessoas com Autismo. A publicação traz esclarecimentos sobre a Lei do Autista, Intervenção Precoce, Apoio aos Pais, Proteção social, Educação, Cultura e Trabalho, além dos tópicos que ajudam o leitor a identificar o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). No imprenso ainda é possível conhecer todas as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que trabalham na promoção dos direitos e inclusão de Pessoas com TEA.
No dia 10 de abril a Seped em parceria com o Instituto Autismo do Amazonas realizam, das 8 às 12 horas, uma ação de cidadania na sede do instituto. Com o tema “Cidadania AZUL” a ação visa ofertas serviços de emissão de carteiras de identidade (RG), CPF, orientações jurídicas sobre o Beneficio de Prestação Continuada (BPC), credenciamento para Estacionamento em vagas reservadas a Pessoa com Deficiência, Passe Livre, além de serviços de beleza, consultas médicas e ações de cultura, esporte e lazer.
Segundo a titular da Seped, Vânia Suely as ações visão conscientizar a sociedade sobre os direitos e o processo de inclusão dessas pessoas. “Estamos trabalhando para o processo de inclusão da Pessoa com Autismo na sociedade. Por isso preparamos uma cartilha que explica detalhadamente o que é o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Outra grande ação da Seped será oferecer o Cidadania AZUL para crianças, jovens e adultos com Autismo. Fico feliz em saber que estamos contribuindo com a qualidade de vida dessas pessoas e sues familiares” finalizou a secretária.
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)- O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
Também chamado de Desordens do Espectro Autista (DEA ou ASD em inglês), recebe o nome de espectro (spectrum), porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leves à mais grave. Todas, porém, em menor ou maior grau estão relacionadas, com as dificuldades de comunicação e relacionamento social.
Origem do Dia Mundial do Autismo
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.
Dia do Autismo no Brasil
No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a deficiência.