14/06/13 – A senadora Vanessa Grazziontin (PC do B) está em campanha contra a multinacional americana Amazon Corporation, que pleiteia o domínio do nome da região, na internet.
Além do Brasil, mais os sete países que compõem a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Otca) se mobilizam para impedir que a empresa norte-americana, que faz vendas pela internet, tenha o domínio do nome genérico Amazon- em inglês.
De acordo com a senadora, a empresa pleiteia o pedido de exclusividade junto ao ICAM – Organização Internacional da Internet.
Nesta quarta-feira (12), por meio do www.nossamazonia.orb.br , a senadora lançou a campanha “Contra amazon.com”, onde costa um petição contra a Amazon Corporation, e pede, ainda, a assinatura da população brasileira, a ser apresentada durante reunião do ICAM com os diversos países, sobre a utilização da internet. O encontro está prevista para julho, na áfrica do Sul.
Na próxima quarta-feira (19), em Brasília, será realizada uma audiência pública, para a debater o tema.
Ainda de acordo com a Vanessa, é preciso que as relações internacionais brasileiras e os negociadores de todo o planeta fiquem atentos a outros países que cobiçam a Amazônia, para que a soberania do Brasil seja respeitada.