Semsa e FVS confirmam quarta morte por H1 N1 em Manaus

O número de mortes pela gripe influenza, este ano, em Manaus, já chega a quatro. Os dados das mortes pela doença, que os médicos preferem chamar de “Síndrome Respiratória Aguda Grave”, foram confirmados, nesta sexta-feira (16), pelo titular da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão, com base em informações da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

De acordo com a FVS-AM, a quarta vítima era um homem de 45 anos, que morava em Manaus. Ele faleceu há uma semana, no dia 9 de maio, mas o resultado do exame com diagnóstico confirmando da doença só saiu agora, após a morte.

Até agora, todas as quatro mortes por “Síndrome Respiratória Aguda Grave” ocorreram em Manaus, e não há casos da doença notificados no Interior do Amazonas.

A FVS-AM ainda aguarda o diagnóstico da doença de uma quinta pessoa morta, ainda sem confirmação da Síndrome.

O secretário alertou para os cuidados que se deve ter, para evitar a doença e procurou tranqüilizar os turistas que virão a Manaus para os jogos da Copa do Mundo.

“Não há nenhum risco. As pessoas que vem, virão vacinadas. Manaus não tem nada atípico. Todas as mortes relacionadas à gripe são de pessoas obesas, que tinham algum tipo de doença crônica e que, infelizmente, vieram a falecer. Essa questão da Copa, pode vir com tranquilidade. Não há nenhum perigo! Eu me preocupo mais é com a nossa população.”

O secretário destacou a importância do hábito de lavar as mãos, como forma de prevenir a contaminação. “Temos de lembrar sempre as orientações com relação à precaução. É claro que aquele aerossol do espirro que sai de nossas vias respiratórias também é causador da doença, ajuda a veicular o vírus, mas a mão é o principal veículo de transmissão de doenças, inclusive a gripe. O ato de lavar as mãos é muito importante! As pessoas tem que ter o hábito de lavar as mãos. Isso ajuda muito, mas tomar a vacina e outros hábitos de saúde que podem garantir a resistência e proteção de cada um de nós!”

É bom lembrar que, quem ainda não tomou a vacina, pode se vacinar gratuitamente, nos postos da Semsa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *