Quase duas toneladas de drogas, entre maconha, cocaína e êxtase, foram apreendidas apenas este ano, no Amazonas. última foi foi feita no última sábado, por policiais da Secretaria de Inteligência (Seai), após dois meses de investigações. A maior parte entrou no Estado pelas fronteiras, sob o comando de pelo menos seis organizações criminosas.
A firmação foi feita, nesta segunda-feira (23), pelo titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-AM), delegado federal Sérgio Fontes, durante a abertura de um curso, promovido pela SSP-AM em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos (EE.UU) e o FBI (Federal Bureau Investigation – a Polícia Federal norte americana, para 40 agentes das polícias Civil (PC-AM), Militar (PM-AM) e Federal (FF). No curso, os policiais amazonenses estão tendo acesso a informações sobre as etapas do processo de investigação sobre o crime organizado.
Ainda durante a cerimônia, o secretário Sérgio Fontes disse que a Segurança pública no Amazonas enfrenta, hoje, uma defasagem de veículos. Segundo ele, os policiais contam apenas com pouco mais de 100 carros, e, para combater o crime organizado e o tráfico de drogas, seria necessário alugar cerca de 700, até o fim deste ano. Segundo a SSP-AM, os veículos deverão atender a capital e o Interior.
Além disso, segundo Fontes, o curso do qual os policiais amazonenses estão estão participando é apenas um dos que eles deverão fazer, com o objetivo de se qualificar para o combate ao crime organizado, no Estado.
Conforme o Delegado Geral, Orlando Amaral, serão abordados temas como teoria empresarial de investigação, plano de busca e apreensão, além de organização criminal internacional.