Ao todo, 267 candidatos realizaram a segunda fase do processo seletivo para os novos Conselheiros Tutelares de Manaus. As provas escrita e dissertativa aconteceram nas dependências do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), na tarde de domingo, 19 de Julho, localizado na rua Duque de Caxias, no Centro da cidade.
Os aprovados nesta segunda fase vão estar habilitados para participar da eleição unificada, que acontece em todo o país, no dia 04 de outubro.
Na capital amazonense, a população vai escolher 90 conselheiros, sendo 45 titulares e 45 suplentes, que vão autuar em todas as zonas da cidade e na área rural, visando o bem-estar de crianças e adolescentes.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Gecilda Albano, o processo caminha bem para as eleições.
A partir de julho de 2012, a lei de n• 12.696 alterou o tempo de mandato dos conselheiros, que passou de três para quatro anos. A eleição, agora, ocorre a cada quatro anos, sempre um ano após a eleição presidencial.
O CMDCA esteve funcionando em regime de plantão durante todo o domingo, de 8h às 19h, no Centro Social Urbano (CSU) do Parque Dez, zona Centro-Sul, para atender candidatos que estivessem fazendo prova, em casos como perda do Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI), dúvidas ou reclamações com relação às provas.
Segundo a presidência da comissão do concurso, mesmo com as 33 abstenções registradas, somando 11% dos candidatos, o concurso ocorreu dentro da normalidade. O gabarito pode ser acessado pelo www.comvest.ufam.edu.br.