Após mais de dois dias de buscas, as três pessoas desaparecidas, após explosão envolvendo o comboio de duas balsas e o empurrador “City XIII”, ocorrido na sexta-feira (7), no Rio Solimões, nas proximidades do município de Jutaí, ainda não foram encontradas.
As buscas foram reiniciadas na manhã desta segunda-feira (10), pela Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval(Com9ºDN).
Em nota divulgada hoje, a Marinha informou que, no sábado pela manhã (8), algumas horas após o acidente, um helicóptero da Marinha localizou a balsa que está situada há 36 km abaixo de Jutaí. A aeronave realizou busca aos desaparecidos no sábado.
No domingo (9), as lanchas“Rio Urucu” e “Guerreira XVII”, ambas da Agência Fluvial de Tefé (AgTefé), foram enviadas para a cena de ação a fim de aumentar a intensidade das buscas. O Navio-Patrulha Fluvial “Amapá” e uma Lancha Patrulha de Rio(LPR), que se encontravam em missão de Patrulha Naval em Coari, foram acionados e estão a caminho da região para intensificar ainda mais as buscas, com previsão de chegada ao local amanhã (11).
Segundo o Com9ºDN, será mantida uma aeronave em Tefé ou Fonte Boa para eventuais necessidades.
Ainda segundo o Com9ºDN, a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental abriu Inquérito Administrativo sobre Fatos da Navageação (IAFN), para apurar as causas e responsa-bilidades pelo acidente.