O secretário da Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Bombeiro Roberto Rocha, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), na última terça-feira (9), durante missão oficial, na Alemanha, quando participava, da Feira Internacional de Bombeiros /Intershutz/2015.
A informação foi confirmada em nota, pela assessoria de imprensa da Defesa Civil Estadual. De acordo com a assessoria, o militar foi submetido a uma cirurgia e, segundo ocm último boletim médico, o quadro dele é estável, respondendo bem ao tratamento.
Também na nota, o órgão estadual nega informações veiculadas em um portal de notícias, de que Robeerto Rocha estaria fora do país de maneira irregular.
Segundo a nota, todos os procedimentos legais necessários para autorização foram tomados, em período anterior à viagem, conforme publicação em Boletim Geral, nº102 do CBMAM.
A participação do chefe da Defesa Civil foi em função da busca do executivo por novas tecnologias que serão empregadas em ações de resposta aos sinistros, desastres naturais e de ordem humana, no Estado do Amazonas.
A nota diz, ainda, que, devido à importância do evento, ele é realizado periodicamente a cada cinco anos.
Por se tratar de viagem oficial, o coronel Roberto Rocha foi acompanhado de comitiva formada por militares e agentes de Defesa Civil.
Em momento algum, diz a nota, as ações relacionadas à assistência às famílias afetadas pela enchente, no Interior do Estado, foram interrompidas. E conclui: o órgão está em atendimento efetivo aos 43 municípios em situação de anormalidade, desde o mês de fevereiro.