O Fundo Nacional de Saúde pode ter mais recursos para investimentos no SUS, que garantiriam a melhoria do atendimento à população nos hospitais. Um projeto de Lei aprovado na comissão de Assuntos Sociais do Senado prevê que, 30 por cento do valor arrecadado com multas de trânsito devem ser destinados para melhoria da Saúde. O argumento dos senadores favoráveis ao projeto é que, o atendimento das vítimas de acidentes de trânsito está sobrecarregando os hospitais do país. A senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, explica que a maioria dos internados por acidentes de trânsito precisa de atendimentos de alta complexidade que são caros para SUS.
“Grande parte das internações ocorre em unidades hospitalares do SUS ou em hospitais conveniados. Há que considerar que a atenção ao acidentado no trânsito, em grande parte dos casos, envolve procedimentos de alta complexidade e, portanto, apresenta elevado custo. Nada mais justo, portanto, que reverter parte da receita arrecadada com multas de trânsito para os cofres do SUS.”
O projeto de Lei que destina 30% do valor arrecadado com multas de trânsito ao Fundo Nacional de Saúde segue para análise na comissão de Constituição e Justiça do Senado, antes de passar a valer.